Haverá uma "corrida armamentista" se Filipinas mantiver mísseis dos EUA

  • 27/07/2024

Wang Yi fez as declarações durante uma reunião com o homólogo filipino, Enrique Manalo, em Vientiane, capital do Laos, onde decorre a cimeira de ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), de acordo com um comunicado da diplomacia chinesa.

 

O sistema de mísseis de médio alcance Typhon foi levado em abril para a ilha filipina de Luzon (norte), como parte dos exercícios militares conjuntos entre Washington e Manila.

A decisão provocou protestos de Pequim, que a considerou "uma reminiscência da Guerra Fria" e exigiu a retirada imediata do sistema e um compromisso de nunca voltaria a ser instalado na região.

Os altos e baixos entre Pequim e Manila, nos últimos anos, "demonstram que não é fácil construir uma boa relação, mas é muito fácil destruí-la", disse ainda o chefe da diplomacia chinesa, sublinhando que os laços entre os países atravessam hoje "sérias dificuldades e desafios".

Wang culpou Manila pela situação: "As Filipinas violaram repetidamente os acordos entre ambas as partes e os próprios compromissos, promoveram continuamente violações marítimas e agitaram a opinião pública".

Depois do acordo temporário alcançado há menos de uma semana entre os dois países para acalmar as tensões no mar do Sul da China, o emissário chinês exigiu às Filipinas que "cumpram os compromissos", ameaçando com uma "resposta firme".

"As relações China-Filipinas estão numa encruzilhada (..) O conflito e o confronto não levarão a lugar nenhum, e o diálogo e a consulta são o caminho certo", insistiu Wang.

Ainda de acordo com o comunicado chinês, Manalo demonstrou disponibilidade para lidar com as diferenças de forma construtiva e saudou a boa vontade das duas partes.

Um dos principais pontos de discórdia entre Pequim e Manila está relacionado com o antigo navio filipino Sierra Madre, encalhado desde 1999 com uma guarnição militar perto do atol disputado Second Thomas.

Os dois países também disputam a soberania sobre o recife de Scarborough e várias ilhas do arquipélago das Spratly, também reivindicadas pelo Bornéu, Malásia, Vietname e Taiwan.

As autoridades filipinas alegam que os atóis são abrangidos pelas 200 milhas náuticas (370 quilómetros) da sua zona económica exclusiva, que segundo a lei internacional permite a exploração de recursos apesar de serem consideradas águas internacionais.

Pequim alega razões históricas para exigir a quase totalidade do mar do sul da China.

As tensões entre a China e as Filipinas agravaram-se desde a chegada ao poder de Ferdinand Marcos Jr., que reforçou a aliança militar com os Estados Unidos.

Leia Também: Cinco mortos após explosão em zona industrial no centro da China

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2605600/havera-uma-corrida-armamentista-se-filipinas-mantiver-misseis-dos-eua?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes